sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Longevidade

Hoje pela manhã, sempre com o auxílio luxuoso de Gerson Mário, gravei a locução da edição 140 do Bossa, Jazz & Cia.
Confesso que quando inciei o programa não imaginei que iria tão longe. Ele já é um dos programas há mais tempo no ar na FM Unitau. E isso é muito bom. Bom porque podemos ter um espaço para tocar músicas que normalmente não encontram espaço em programações de rádios comerciais de nossa região. Bom também porque tive que passar a pesquisar muito mais o universo de artistas, músicos e álbuns de jazz e bossa nova.
O programa ganhou um enorme acervo de músicas e, acredito, ficou muito mais interessante.
Teremos mais em 2010, com certeza. E tomara que cheguemos ao programa 150, 200, 300...

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

ESPERANZA SPALDING NA CERIMÔNIA DO NOBEL DA PAZ


Entre renomados músicos do mundo estava Esperanza Spalding, (na foto de Johann Sauty), a sensação do jazz de apenas 25 anos, para atuar em um concerto na cerimônia da entrega do Prêmio Nobel da Paz em Oslo, Noruega. Spalding é uma baixista e vocalista natural de Portland, Oregon, e considerada um prodígio no mundo do jazz.

O evento, apresentado por Will Smith e sua esposa Jada Pinkett Smith, foi mostrado ao vivo pela CNN. Spalding esteve junto com outros artistas americanos como Toby Keith, Wyclef Jean e Donna Summer. O grupo teve como companhia a cantora britânica Natasha Bedingfield, o grupo pop irlandês “Westlife”, o vocalista e violonista norueguês Alexander Rybak, o cantor portoriquenho Luis Fonsi, Amadou & Mariam do Mali e o pianista chinês Lang Lang.

O concerto ocorreu no dia seguinte à cerimônia onde o presidente Barack Obama recebeu o prêmio Nobel da Paz em Oslo. Spalding também atuou na cerimônia logo após o discurso do presidente Obama, quando do recebimento do prêmio. Obama não participou do concerto realizado com os demais músicos.
Spalding lançou dois álbuns solo e participou de vários discos com outros artistas, e tem trabalhado com jazzistas como o saxofonista Joe Lovano, o vibrafonista Dave Samuels e o baixista Stanley Clarke.Spalding aprendeu sozinha a tocar violino, quando tinha quatro anos de idade, após observar o violoncelista clássico Yo-Yo Ma tocando com crianças no programa “Mister Rogers’ Neighborhood”. "Aquilo foi quando eu tomei consciência de que queria fazer alguma coisa no campo da música”. Spalding declarou em seu “Web site”. “Foi definitivamente a coisa que me causou entusiasmo na percepção completa da música como uma atividade criativa”.
A jovem musicista, originária de uma família multilíngue, tocou violino por dez anos na “Chamber Music Society” do Oregon, que é composta por crianças e adultos. Com quinze anos mudou para o baixo porque passou a trilhar caminhos não clássicos, como o blues, hip-hop e o funk.
Com 16 anos, Spalding matriculou-se no programa de música da “Portland State University”. Aos 20, ela já era instrutora na “Berklee College of Music” em Boston, e passou a ser o mais jovem membro da história desta prestigiosa Escola. Spalding, em 2005, ganhou uma bolsa de estudos da “Boston Jazz Society” para aprimorar sua musicalidade.
Fonte : JazzTimes /Aubrey Everett

Bira em Taubaté

O músico Bira, conhecido por sua atuação no Sexteto do Jô, estará em Taubaté nos dias 20 e 21 de dezembro para duas apresentações do Bira Bossa JazzClub. Os shows acontecerão no Centro Cultural Municipal, sempre às 21h00.

Arquivo do blog