terça-feira, 6 de julho de 2010

Carol Saboya e Antonio Adolfo

“Lá e Cá: Here and There” é um álbum ostensivamente orientado pelo piano do compositor Antonio Adolfo, apresentando sua frequente colaboradora e vocalista Carol Saboya (NT: Ela é filha de Antonio Adolfo), que aparece em cinco das 12 faixas do disco. Saboya é legitimamente defrontada com um desafio por causa do seu delicioso sotaque, arriscadamente embriagando os vocais, transformando os standards de jazz em um jogo de tentativa e erro. A presença do hemisfério sul da América permeia a gravação como uma brisa úmida noturna , espalhando calor em todos os seus pontos.



As canções de Saboya lhe são certamente atribuídas , e como tais devem ser apresentadas extraordinariamente. E elas são. Sua primeira aparição, "All The Things You Are" de Kern/Hammerstein da produção “Very Warm for May” de 1939, surge com um brilho de personalidade de samba, e seu luminoso timbre contralto contamina a letra aromaticamente, enquanto Adolfo atua de forma orquestral. A expressa em palavras "Night in Tunisia" por Jon Hendricks possibilita a Saboya espaço para mostrar sua técnica no scat. A meio mundo distante do objeto, Saboya extrai a seca incandescência do clima exótico da canção.
"Time after Time" de Sammy Cahn apresenta os mais finos momentos de Saboya em um já excepcional recital. Saboya, Adolfo e o guitarrista Leo Amuedo alcançam aquele raro triplo ponto da empatia musical. A voz de Saboya é clara e perfeitamente balanceada, enquanto o acompanhamento e solo de Adolfo são um laço lírico, cobrindo a peça. Saboya e Adolfo estão igualmente em casa com "Sabiá" de Jobim provando que o Português é uma bela língua a ser cantada. Tão atrativa quanto "Time After Time" é “So in Love” de Cole Porter. Porter é um dos favoritos de Adolfo, que é exibido em versão instrumental em "Easy to Love","Every Time We Say Goodbye" (esta última acoplada com "Nuvens Douradas” de Jobim) e "Night and Day" (acoplada com "Toada Jazz (O Retirante)” de Adolfo).
A interpretação de "'Round Midnight" de Thelonious Monk é uma mutação, passando a clássica balada jazzística a ter um ar latino. Dominado pelo arranjo de Gil Evans para o trompetista Miles Davis, “Round Midnight” de Adolfo está envolvida em novidade, ainda que seja familiar, como se fossem almas gêmeas."Lá e Cá: Here and There” é uma bem sucedida concepção de Saboya e Adolfo, dos mais bem guardados segredos do Brasil.

Faixas: Cascavel; All The Things You Are; Minor Chord; A Night In Tunisia; Time After Time; Easy To Love; Sabiá; Lullaby of Birdland/Garoto; So In Love; 'Round Midnight; Every Time We Say Goodbye/Nuvens Douradas; Toada Jazz (O Retirante)/Night And Day.

Músicos: Antonio Adolfo: piano; Carol Saboya: vocal; Leo Amuedo: guitarra; Jorge Helder: baixo; Rafael Barata: bateria; Sergio Trombone: trombone.

Fonte: All About Jazz / C. Michael Bailey

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Um grande grupo vocal

Fonte: CliquemusicUOL

Os Cariocas

Grupo vocal formado no Rio de Janeiro em 1942 e em atividade até hoje, fizeram escola na arte de cantar música popular a várias vozes, misturando polifonia e efeitos rítmicos. Influenciados por outros grupos vocais como o Bando da Lua, Anjos do Inferno e Quatro Ases e Um Coringa, estrearam no programa de calouros de Renato Murce, na Rádio Mundial, onde, na segunda tentativa, foram campeões. Se apresentaram ao então diretor da Rádio Nacional, Radamés Gnattali, e foram contratados em 1946 para participar do programa Um Milhão de Melodias. Ficaram na Rádio Nacional por 20 anos. Ismael Neto, um de seus fundadores (ao lado de Severino Filho, Salvador e Tarquínio), passou a compor nos anos 50, produzindo sucessos como "Valsa de uma Cidade", com Antônio Maria. Foi o principal arranjador do grupo até sua morte prematura, aos 30 anos, quando os arranjos passaram a ser assinados, em sua maioria, por Severino Filho, seu irmão. Os Cariocas foram muito populares com o repertório de bossa nova, inovando na maneira de interpretar o estilo. Com muitos altos e baixos e muitas mudanças de formação, o grupo permanece hoje com dois integrantes da primeira fase, Severino e Quartera, e dois novos, Neil Teixeira e Elói Vicente. Em 1997 foi lançado o CD "A Bossa Brasileira", indicado para o prêmio Sharp. No ano seguinte o grupo fez shows Miami ao lado de Leny Andrade, Wanda Sá e Roberto Menescal, e ainda em 1999 participou em uma faixa do CD "Crooner", de Milton Nascimento.

Arquivo do blog