sexta-feira, 7 de junho de 2013

German Bense



Quem é German Bense:

German Bense Nasceu em Montevideu, Uruguai, em 1963 e começou os seus estudos de piano e teoria em 1977 (até 1979 no Instituto Kölischer).  Começa a tocar e estudar violão e harmonia em 1979 à idade de 15 anos. Começa a tocar jazz.
O seu professor faz-lhe chamar a sua atenção pro jazz e esta música capturou-lhe cedo, basicamente pela sua riqueza harmonica. Transforma-se cedo em um "alquimista dos acordes" como o seu mestre.
German Bense interessa-se na bossa nova devido a que Juan Lamas, era um grande mestre de bossa nova. Lamas a tinha percorrido o mundo tocando bossa nova em anos em que este forma de música não era mais ainda que uma curiosidade interessante. Ele foi o responsável de que Bense pegara por este caminho, ensinando-lhe a apreciar o balanço do seu ritmo e a alquimia da sua harmonia.
 Em 1980 se tocava muita bossa nova no Uruguai. Sindo German aina menor de idade, ele entrava secretamente em night clubs para ouvir da música em vivo (frequentemente descobriam-lo e hechaban ele para à rua). Durante estes anos o seu professor era um dos músicos mais importantes da noite montevideana e Bense, que queria ser músico profissional como Lamas, ia ver os shows do seu professor para aprender tanto como fosse possível. O ensino não terminava nas classes...
Durante o seu período como amateur (1979-1981) German Bense tocou em vários grupos, sindo as suas participações mais importantes em 1979 (quando ganha o concurso da TV uruguaia "Estudiantina" tocando violão num grupo de bossa nova) e em 1981 como membro do grupo de dixieland "Luisiana Jazz Band".
Em 1981 de German Bense começa a sua carreira como músico profissional como bajista e violonista tocando em diferentes night clubs de Montevideu. Durante este mesmo ano compõe as suas primeiras canções.
Em 1984 obtem o prémio "Revelación" no "Festival de la Paz" (Música Popular uruguaia) e começa uma actividade ininterrupida tocando em diferentes pubs de Montevideu (até a 1995).

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Obrigado, Ithamara

Esse blog acusa o recebimento e agradece imensamente o carinho e a gentileza da cantora Ithamara Koorax que, após ter comentado a postagem de um vídeo aqui nos enviou todos os seus CDs.

Ganham os ouvintes do programa que passarão a ouvir ainda melhores canções na voz dessa grande intérprete.

Muito obrigado mesmo, Ithamara!


quarta-feira, 5 de junho de 2013

Música de qualidade em Taubaté

Essa vem direto do site do Jornal O Vale

Sesc traz à cidade o 'Alemanha Groove', evento com grandes nomes contemporâneos da soul music

Caíque Toledo
Taubaté

A cultura alemã vai invadir Taubaté. Começa hoje, no Sesc, o Alemanha Groove, projeto que traz para a cidade um pouco mais sobre movimentos de destaque na Europa, como o nu-jazz e o electro swing. O projeto vai até sábado com shows com ingressos limitados.
O evento quer levar os espectadores ao mundo desses movimentos. O mergulho no passado traz uma deliciosa e surpreendente receita, que incorpora ao jazz um pouco de ritmos como funk, soul music, samba e bossa nova. Tudo isso, é claro, um pouco mais elaborado com elementos eletrônicos, que criam uma sonoridade contemporânea, marca registrada do Alemanha Groove. O projeto só será apresentado em Taubaté e em São Paulo.
Shows.
A maioria dos artistas vem ao país pela primeira vez. Nomes de sucesso no mercado de soul music no exterior, como Tape Five, Bahama Soul Club, Dephazz, Club Des Belugas e Bebo Best fazem suas apresentações.
Um dos destaques é a cantora Brenda Boykin, que abrirá o festival com um workshop para cantores, profissionais ou amadores, sobre a questão do emprego da voz, hoje às 14h.
Mais tarde, às 21h, a cantora símbolo do jazz contemporâneo faz o primeiro show do festival. Às 22h20, é hora do Tape Five, grupo que combina a base do electro swing com incursões de bossa nova e ritmos latinos. As apresentações continuam até sábado.

Serviço
Alemanha Groove, de hoje a sábado, no Sesc Taubaté (av. Milton de Alvarenga Peixoto, 1264). Ingressos de R$ 4 a R$ 16. Mais informações pelo telefone: (12) 3634-4000

Cantores do Clube da Bossa Nova e Roberto Menescal - O Barquinho



Trecho do Show "A Bossa que o Balanço dá, uma homenagem a Roberto Menescal", em Brasília, 27/11/2010, no Clube da Bossa Nova. O show contou com a presença desse grande ícone da Bossa Nova.

Roberto Menescal segue na ativa, gravando, fazendo shows e produzindo novos talentos da músiva brasileira.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Sharon Jones & the Dap-Kings



A cantora Sharon Jones faria uma série de shows no Brasil mas cancelou devido a problemas de saúde.
Aqui ela interpreta  I Learned the Hard Way.

Arquivo do blog